segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Individualmente ou como pessoa?

O título do Blog é uma homenagem a um paciente que eu nunca esquecerei. Não por laço emocional profundo, por um tratamento trabalhoso ou heróico mas sim pelo aprendizado adquirido em apenas duas consultas. Ocorreu há mais ou menos 10 anos, em um atendimento ambulatorial no Serviço de Cuidados Paliativos de um hospital público de Porto Alegre. Durante a consulta de revisão, 1 semana após a primeira consulta, questionei o paciente, portador de um câncer de pâncreas, com dores abdominais constantes, em que eu havia iniciado tratamento via oral com morfina, como ele estava se sentindo em relação a esta medicação. Ele, muito sério, de forma imediata, retribuiu a pergunta: -"Individualmente ou como pessoa?" Pego de surpresa, rapidamente troquei de assunto e prossegui minha consulta...

2 comentários:

Texugo disse...

Quietinho... fico muito feliz por tu estares curtindo mais um pais... conhecendo mais uma cultura e mandando umas fotos interessantes. Tenho visto que tens te divertido com as "Irish Girls"... otimo! Bom, saudades cara. Ate a semana que vem!
Vini.

Unknown disse...

Adorei o blog JR ! Pelo visto viagem é uma das suas curtições..eu também
adoro. Até dia 9 em Caxias..beijos DOUTOR !!!